segunda-feira, 13 de julho de 2009

REFLEXÃO CRÍTICA

Ao longo desta acção, considero que aprendi muito, quer em termos das metodologias utilizadas quer nas competências desenvolvidas.
Este trabalho, além de me proporcionar informação (quer teórica, quer prática) pertinente e actual (dado a “infiltração” da Informática no nosso dia a dia e particularmente nas nossas salas de aula), possibilitou sobretudo uma reflexão pessoal e crítica da aplicação das novas tecnologias, connosco próprios e com os nossos alunos.
Ao usarmos os recursos informáticos que tínhamos ao dispor, adquirimos competências que nos irão permitir trabalhar com os alunos de um modo diferente, promovendo o desenvolvimento de actividades a trabalhar com eles, sobre os diversos sub temas tratados e dos exercícios trabalhados e expostos.
Considero que quanto às metodologias aplicadas foram as mais certas (tendo em conta o carácter prático essencial da oficina). Este facto leva-me a dar relevo ao trabalho de equipa e troca de saberes e experiências ao longo de toda a acção, havendo uma inter ajuda e partilha de materiais, informação e saberes.
Não houve qualquer obstáculo durante a realização da acção.
Em resumo, a frequência nesta acção de formação para mim foi muito gratificante tanto como professora como pessoalmente, tendo havido uma transversalidade de competências que me enriqueceu e que espero, trespasse para os meus alunos também a vários níveis.

CURIOSIDADES!

UM PEQUENO TRUQUE COM IDADES...


- Pensa na tua idade, e multiplica por 7.
- Multiplica o resultado por 1443.
- Que resultado obténs?

A tua idade repetida 3 vezes! :-)

MANEIRA ENGENHOSA DE SABER A IDADE DE ALGUÉM...

Pede a qualquer pessoa que, sem te dizer, efectue as seguintes operações:

1- Multiplicar o primeiro dígito da sua idade por 5.

2- Adicionar 3 ao resultado.

3- Multiplicar por 2.

4- Adicionar o segundo dígito da idade, e dizer-te o número a que chegou.

Agora é fácil. Basta diminuir 6 ao resultado e obténs a idade dessa pessoa.